terça-feira, 26 de junho de 2012

Queimem os livros de matemática!


Pouca gente sabe desse fato, mas em certa feita um imperador chinês quis "inventar" a matemática. Destaca-se o amor dos matemáticos chineses pela rainha das ciências neste episódio...  O texto a seguir foi extraído da coleção Contando a História da Matemática de Oscar Guelli, Editora Ática.

Queimem os livros de matemática!

Muitos e muitos séculos atrás, reinava na China um imperador astuto e cruel. Shi Huang-Ti, esse era seu nome, queria a todo custo tornar-se conhecido como o mais inteligente de todos os imperadores.
Para alcançar seu objetivo, teve uma idéia das mais estranhas: ordenou que todos os livros de Matemática fossem queimados. Seu plano parecia-lhe brilhante: os sábios com certeza escreveriam novos livros, e como os antigos haviam sido destruídos, todos pensariam que a Matemática tinha sido inventada em seu reinado!
Mas nem tudo deu certo para a esperteza maldosa do imperador Ti. Os sábios do reino não concordaram com a destruição das obras que tinham levado a vida toda para escrever. E recusaram-se a entregar os livros.
Como castigo, o imperador Ti ordenou que eles fossem marcados a ferro e encerrados nas prisões da Grande Muralha. Mesmo sofrendo pesados castigos, os sábios se revoltaram. O imperador mandou então que fossem enterrados vivos.
Os livros foram todos queimados.
Mas alguns sábios conseguiram escapar do massacre e reescreveram de memória grande parte das obras destruídas.
E o imperador Ti? Sua astúcia não deu resultado. Queria ficar conhecido como o mais sábio dos imperadores da China, mas entrou para a História como o mais cruel e ignorante deles.
Graças à persistência e ao amor ao saber dos estudiosos chineses, a Matemática daquele país pôde continuar a se desenvolver. Entre outras contribuições, os matemáticos chineses nos deixaram um conjunto de problemas muito interessantes e curiosos. Um deles é o problema do cento de aves, que despertou a atenção de matemáticos de todo o mundo durante centenas de anos:
Se um galo vale 5 yuan, uma galinha vale 3 e três frangos valem 1, quantos de cada um se podem comprar com 100 yuan, de modo que sejam 100 aves ao todo e pelo menos 4 galos?
Resposta: Como são 100 aves ao todo e pelo menos 4 galos, concluímos que com 100 yuan se podem comprar:
4 galos, 18 galinhas e 78 frangos ou 8 galos, 11 galinhas e 8l frangos ou 12 galos, 4 galinhas e 84 frangos.

Abraço a todos, David.

Nenhum comentário: